COMPETIÇÃO
"Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória" Provérbios 21.31
O Karate-Do Agatsudo-Ryu desconsidera qualquer tipo de competição (a disputa com outros adversários), mas valoriza a busca do autoconhecimento para, em seguida, iniciar a luta do indivíduo com ele mesmo, no intuito de ultrapassar as suas próprias limitações e alcançar a auto vitória.
No Karate-Do Agatsudo-Ryu não se busca a vitória vulgar (o ato de vencer o outro), mas a vitória sobre si mesmo, processo necessário para enfrentar os problemas da vida. É um resgate do Karate-Do original. Nossa visão, sem desvio, é desenvolver o ser humano de forma holística (integral).
Entendemos que desde sua concepção todos os seres vivos disputam alguma coisa a fim de continuarem vivendo, e isso se estende por toda sua existência. Com os seres humanos a coisa se complica, porque devido ao Capitalismo e a fatores culturais e até psicoemocionais somos ensinados a agirmos assim sempre, disputando uns com os outros, sermos superiores aos outros, tomar o lugar do outro. Entender essa questão é simples: se o lugar é do outro, não é o meu lugar. Infelizmente, não basta entender a questão, é necessário mudar de atitude, e comumente as forças que possuímos são insatisfatórias para alterar essa realidade.
Nós, seres humanos em geral, evitamos a realidade, fugimos dela, não a desejamos enxergar; sem pensar, esquecemos que os nossos maiores adversários são aqueles que não vemos, mas, querendo ou não, estão bem próximos de nós; na verdade habitam dentro de nós. Independente dos nomes: “demônios”, “monstros”, “fantasmas”, “medos” ou “fraquezas” (o egoísmo, a inveja, a raiva, o ciúme, o desrespeito, a preguiça, a intolerância, a arrogância etc.), estão sempre conosco, e são esses, os adversários, que devem ser derrotados. Essa deve ser a postura do karateca: almejar o caráter do artista marcial, do guerreiro; a jornada do herói.
Lutando contra a violência!