Apresentação
Os projetos socioeducacionais são um exercício de cidadania, pois dão aos excluídos a oportunidade de conhecer e vivenciar os seus direitos constitucionais.
Este trabalho faz parte do projeto socioeducacional científico “ações educativas para crianças, adolescentes, jovens e adultos, através do Karate-Do Agatsudo-Ryu” onde se percebe a presença de barreiras comportamentais, que interferem no processo ensino/aprendizagem e de convivência dos mesmos.
Origem
O Projeto Faixa Preta Cristão nasce no Estado do Rio de Janeiro e se desenvolve nas duas pequenas cidades do Norte de Minas Gerais, Janaúba e Nova Porteirinha. Considerando a atual situação em que vivemos adotamos o lema: Lutando contra a Violência.
Existindo efetivamente, a partir do mês de Setembro de 2017, já assistimos 121 alunos, sendo a maioria estudantes de escolas públicas, em cinco Polos espalhados em áreas carentes dessas duas cidades.
Nossa primeira meta é atingir o número de duzentos e quarenta alunos e em um futuro próximo, querendo Deus, construirmos nosso Honbu Dojo (Dojo central).
Missão
Aperfeiçoar o caráter dos alunos; apresentar-lhes a não competição; o significado da máxima japonesa: masakatsu agatsu (a verdadeira vitória é a auto vitória), mostrar-lhes que somente através da luta do indivíduo consigo mesmo é possível ultrapassar suas limitações e atingir a autossuperação.
Designação do Projeto Faixa Preta Cristão
O nome designa as ações socioeducativas através do Karate-Do Agatsudo-Ryu e opera de forma conjunta ou separada com os diversos Projetos oferecidos pelos Legionários de Deus, um grupo de pessoas cristãs, que assume, para si mesmo, o compromisso de estudar a Bíblia Sagrada diariamente, e tê-la como única regra prática de fé. www.legionariosdedeus.org
Vê-se no Karate-Do Agatsudo-Ryu uma ferramenta de grande auxílio, considerando as atitudes práticas e a filosofia dessa tão nobre Arte Marcial.
Arte Marcial
A palavra marcial significa: militar, relativo à guerra, guerreiro. Portanto, arte marcial quer dizer: arte militar, arte do guerreiro.
O entendimento das pessoas em relação à palavra guerra é limitado, pois guerrear não se resume apenas a lutar contra o outro, mas principalmente contra si mesmo, e é aqui onde reside o maior desafio, o ato mais corajoso e mais nobre.
Funcionalidade do Projeto
A implementação do projeto pode funcionar como um aliado para detectar determinadas dificuldades existentes em diversos alunos interferindo no bom desenvolvimento escolar. Essas dificuldades podem estar presentes nas áreas cognitivas e/ou emocionais devido a questões afetivas do sujeito aprendente, e é possível corrigi-las de acordo com a proposta apresentada, embasada em um treinamento adequado.
Torna-se ainda muito importante avaliar a necessidade de, no momento em que encontradas as principais dificuldades reais, sejam, na ocasião do desenvolvimento do projeto, estabelecidas estratégias para ajudar adequadamente o programa de ensino escolar.
Para os indivíduos já "escolarizados" trabalha-se o Karate-Do de maneira que esses praticantes realizem suas tarefas diárias mais efetiva e produtivamente.
Objetivo geral do projeto
Aperfeiçoar o caráter dos alunos participantes, visando o fortalecimento de seu EGO-INDIVÍDUO para a autossuperação, através da prática dos quatro pilares existentes no Karate-Do Agatsudo-Ryu: a Hierarquia, a Disciplina consciente, o Treinamento rigoroso e os Preceitos cristãos.
Objetivos específicos
Apresentar através de mestres e instrutores qualificados diversos benefícios: bons hábitos alimentares; respiração correta com o uso do diafragma; cultura física e mental completa e atrativa; força muscular; um notável método de autodefesa; atenção e concentração; respeito pessoal e social; equilíbrio emocional; coordenação motora; reflexo; autoconfiança; melhoria dos aspectos psicomotores; conhecimento do esquema corporal; velocidade de reação; senso de justiça; e por fim o companheirismo (trabalho em equipe), funcionando este último, como excelente meio de inclusão social.
Metodologia
O projeto em questão constitui-se num estudo de observação, onde no primeiro momento foram realizadas pesquisas, identificando os principais posicionamentos dos autores acerca do papel do Karate-Do no desenvolvimento psicomotor e pedagógico, além de sua influência na formação do caráter de seus praticantes. Observa-se também o impacto causado pela introdução da modalidade no contexto das relações sociais e seus benefícios aos participantes (crianças, adolescentes, jovens e adultos), além de promover reflexões acerca do Karate-Do como um promotor da saúde física e mental dos alunos, influenciando de forma positiva a prática pedagógica oferecida e apoiada pelas esferas Federal, Estadual e/ou Municipal.
Veja o Projeto em PDF
https://files.comunidades.net/ebkar/PROJETO_SOCIAL.pdf
Lutando contra a violência!